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Os Rostos EER 21 de Março, 2024

Aos dezoito anos o Ferrugem está no ponto para novas experiências

Writen by ferr_24_adm

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Quando em 2006, Renato Cunha ousou abrir as portas de um restaurante de alta cozinha na pacata freguesia da Portela, em Vila Nova de Famalicão, muitos vaticinaram uma vida curta ao Ferrugem. Dezoito anos depois, o projeto gastronómico do chefe Renato Cunha está cada vez mais ousado, “com uma visão crescida, adulta e madura e a sonhar com aquilo que será o futuro”: o Ferrugem 2.0.

O novo conceito do espaço famalicense, recentemente eleito pela Revista de Vinhos como “Restaurante do Ano”, prepara-se para reunir numa única identidade várias dinâmicas e projetos que têm como conceito base a circularidade.

À experiência gastronómica à mesa do restaurante, Renato Cunha acrescenta agora novas vivências à marca Ferrugem, entre elas um projeto de alojamento local e o convite para mergulhar na ruralidade e a cozinhar em fogo lento e ao ar livre através da iniciativa “Ir Com Sede ao Pote”.

“Muitas ideias” para concretizar a partir de Famalicão, naquela que Renato considera ser a sua zona de conforto, mas onde se desconforta todos os dias. “Sou um inconformado à procura de novas coisas. Sempre acreditei que era possível sonhar aqui e é em Famalicão que quero continuar a imprimir os meus projetos mais ambiciosos”.

Até porque é aqui, como nos conta, que encontra o ingrediente chave para o sucesso da receita do Ferrugem. “Acredito que a técnica é universal, mas o produto é local. Recorro cada vez mais aos produtores locais onde procuro e encontro um produto autêntico e genuinamente bom”, explica.

O percurso do chefe famalicense e da marca – Ferrugem – que criou a partir de Vila Nova de Famalicão mereceram a atenção do presidente da autarquia famalicense que apontou Renato Cunha como um dos rostos de Famalicão Região Empreendedora Europeia. “O Ferrugem celebra este ano a maioridade, está na flor da idade e acaba de tirar a carta para novos voos. O Renato Cunha é um dos nomes maiores da cozinha contemporânea portuguesa e um rosto incontornável da força empreendedora de Vila Nova de Famalicão”, disse Mário Passos.

Recorde-se que ao longo deste ano e através do Roteiro “Os Rostos da EER”, Mário Passos dará a conhecer muitos dos nomes que ajudam a posicionar Vila Nova de Famalicão como uma das maiores e mais pujantes economias do país e a impulsionar o ADN empreendedor do concelho. António Braz Costa, diretor-geral do CITEVE e CeNTI, e Ana Patrícia Correia, da Marupiu – Pâtisserie foram os dois outros nomes até agora apontados pela autarquia.

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